sábado, 19 de junho de 2010

Unidade 4 - Currículo, Projetos e Tecnologia

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV
Atividade: I – Currículo, Projetos e Tecnologia
Cursista: Leocy Quirino das Neves
Data: 19/06/2010
Tutora: Ana Maria Di Santos
Duração: três horas aulas
Escola: Escola Estadual Brigadeiro Felipe

Reflexão da aula com a utilização dos recursos da TV Escola.

A matemática é uma ciência que dá acesso a um universo gigantesco de possibilidades de desvendar o mundo dos números e das formas. Ao trabalhar com os alunos do 6º ano, com Sistema de Medidas utilizando aula audiovisual de forma interdisciplinar com os conteúdos de história que mostra as técnicas utilizadas por povos antigos para medir usando como instrumentos partes do corpo como as mãos ( palmo), pés, polegada (falange), jardas mostrando aos alunos as formas de medidas utilizadas naquela época, noção de espaço.
O vídeo mostra a importância e a necessidade de padronizar a unidade de medida, as nomenclaturas para diferenciá-las, os múltiplos e submúltiplos.Foi proposto aos alunos atividade em grupo para discussão do assunto abordado, neste momento foi levantado questionamentos em relação a veracidade das medidas feitas antes da padronização das unidades de medida, como medir prédios, estádios.
Foi um momento muito interessante e proveitoso , pois o debate permite a interação, o aprendizado , o desenvolvimento de habilidades como comparar, diferenciar e outras. Em seguida ao debate, foi proposto uma atividade prática, onde os alunos fizeram medições de objetos da sala de aula como carteira, quadro negro , cadernos, e também partes do corpo através de estimativas, em seguidas feitas as anotações foi apresentado os instrumentos utilizados para medir como régua, fita métrica, neste momento poderão fazer uma comparação da estimativa com a medida correta,e pude trabalhar operações matemática.
Conclui-se que o recurso audiovisual permite ao professor trabalhar os conteúdos de forma objetiva, prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário